Sobre a questão da observação do aluno, tentemos fazer por passos.
Primeiro, com o olhar objetivo, sem julgamentos e interferências conclusivas, observem aspectos do Corpo Físico. O CF está ligado ao reino mineral; fiquem com esta imagem durante alguns dias, sem julgamentos, vejam o que ela diz, como ela toca em vocês.
Depois de alguns dias, façam esta obervação via Corpo Etérico. Como está a vitalidade? Que brilho tem? O CE está ligado ao reino vegetal, sempre muito objetivamente.
Passados alguns dias, observem o Corpo Astral. O CA está ligado ao reino animal (paixões, agressividade, sexualidade, etc.). Fiquem, durante alguns dias, somente com esta astralidade.
Para somente depois integrar, e ver como é que esta indivídidualidade está começando a se manifestar, mesmo que...ainda não tenha 21 anos, vejam como estão os demais corpos integrados, e como esta individualidade está se manifestando. Observem de que forma ela toca, que perguntas a partir dela chegam até vocês, o que ela necessita, o que ela está dizendo ou querendo dizer...etc.
Em cada passo vocês podem fazer anotações descritivas, isto ajuda no treino da objetividade, parece fácil, mas não é... a nossa subjetividade entra por todas as brechas...
É fundamental que vocês silenciem, busquem a objetividade, como se estivessem fazendo movimentos de entrar em contato profundo com este Ser e depois se afastar, buscando a distância.
A observação da criança é um pouco mais complexa e, nos cursos de formação que dávamos no GAIA, era tema de um fim de semana e um mês inteiro, treinando. Mas, se vocês conseguirem estas imagens, já ajuda muuiito.
Para a Observação de Crianças não existe material escrito, ao menos publicado (que eu conheça), é uma prática.
Depois desta fase, vocês podem buscar a imagem do aluno pela Trimembração. Como este aluno está com relação ao Pensamento - ao Sentimento - e à Vontade.
Vamos trocando...
Por Neide Eisele
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